Sumidouro – Rampa de Caramandu – RJ

[rank_math_breadcrumb]

Altitude: 1.080m

Desnível: 420m

Quadrante: NE (nordeste), N (norte), NW (noroeste).

Local: Rampa de Caramandu – Sumidouro – RJ

WayPoint: 22°07’38.2″S 42°39’56.0″W  (-22.126840766257256, -42.665516975518074)

Acesso: Sumidouro esta localizado na região serrana do Rio de Janeiro,  A partir da rodovia RJ-148, estrada Friburgo X Sumidouro, sair do asfalto na entrada para à cascata “Conde d´Eu”, existem placas indicativas, ponto turístico bastante conhecido na região. Entrar na estrada de terra e seguir em direção a  Fazenda Boa Vista & Alambique Sinha Brasil, passar a fazenda e continuar na estrada principal, até passar pela estrada de acesso a Demax Confecções, não entrar, seguir em frente, deste ponto em diante o ideal, para quem não conhece a região, é perguntar sobre o sítio do do Sr. João Warol, que pode dar informações sobre a localização exata da rampa de voo livre, que se localiza no sítio do Sr. Sebastião. A estrada continua de terra, até a rampa, qualquer carro sobe (2020), porem dependendo da época, principalmente depois de chuvas o ideal é 4×4. A rampa se encontra em propriedade particular, porém a entrada e liberada. Favor fechar todas as tronqueiras ao passar.

Decolagem: Natural, ampla, com extensa área para decolagem, possível 5 decolagem simultaneamente.

Pouso: Pouso oficial restrito em declive, requer um pouco de habilidade. Algumas outras áreas de pouso alternativo, possibilidade de pouso também na própria rampa.

Melhor Época: Possibilidade de voo durante todo o ano, porém com ressalvas no verão devido a formação de CB´s.

Clube Responsável: Sem registro.

Prós: Rampa natural bem extensa, com grande área para montagem, possibilidade de XC para as cidades de Friburgo, Teresópolis e adjacências.

Contras: Pouso restrito, nenhuma infraestrutura na rampa.

Informações gerais: Pequena infraestrutura hoteleira em Sumidouro. A rampa fica próximo de um dos cartões postais de Sumidouro, a Cascata Conde d´Eu, a maior cascata em queda livre do estado do Rio de Janeiro com 127 metros de altura, vale a visita. A região possui diversas outras cachoeiras e pontos turísticos, como fazendas centenárias e outras construções do período do Brasil-colonia.

Recordes: Sem registro até o momento.

Informações por: Ceir Fernandes. Cel.: (22) 99896-0519, e Denilson, Denilson, piloto que mora praticamente no pé da rampa, cel.: (22) 98153-3557.

Última atualização em: Julho de 2020.

Assista ao vídeo do local
Mapa de localização da rampa

Previsão meteorológica

Achou algum erro ou informação desatualizada?

Avise por aqui que acertamos as informações.

    Conheça outras rampas de voo livre no Rio de Janeiro

    Pesquise sua rampa

    Rampas de voo livre mais visitadas no site

    Pin It on Pinterest

    Share This