Rio Bananal – Rampa do Cleiton – ES

[rank_math_breadcrumb]

Altitude: 522m

Desnível: 414m

Quadrante:  E (leste), SE (sudeste).

Local: Rampa do Cleiton – Timirim – Rio Bananal – ES

Waypoint: 19° 16′ 54.71″S 40° 24′ 37.886″W (-19.281864, -40.410524).

Acesso: A rampa fica à 15 quilômetros da cidade de Rio Bananal. O acesso é de estrada de chão com boa manutenção durante todo ano em razão do escoamento da produção agrícola. Veículos de qualquer motorização conseguem ter acesso á rampa.

Decolagem: Decolagem gramada, ampla e de saída fácil. Quando é possível decolar com sol a pino, as térmicas poderosas na “cara da rampa” impulsionam os pilotos para cima exigindo bom grau de pilotagem ativa.

Pouso: Restrito, com pouca margem de erro, razão pela qual a rampa é indicada somente para pilotos experientes. O local é um círculo, com cafezal em volta, exigindo grande técnica de aproximação e pilotagem ativa. É comum o pouso nos pés da café dificultando a retirada do equipamento. Opção de pousos alternativos na região.

Melhor Época: Possibilidade de voo durante todo o ano. No final do dia o lift é garantido em razão da proximidade com o litoral, o vento costuma alinhar leste, garantindo aos pilotos grandes altitudes tanto do lift quanto das térmicas de restituição de todo o vale.

Clube Responsável: Sem registro até o momento.

Prós: O visual do local é majestoso, pois fica entre vales rochosos e com pouco mais de 300 metros acima da decolagem já é possível o piloto se encantar com a vista do Rio Doce e da majestosa lagoa Juparanã e das demais lagoas e lagos da região. Quando é possível, o voo XC é favorecido pelo aquecimento das grandes formações rochosas e negras de toda a região. Boa infraestrutura na rampa. Bar com bebidas, petiscos e refeições para pilotos e visitantes. Local também conta com banheiro, estacionamento para carros, água e ampla cabana com sombra. O anfitrião é Cleidinaldo (conhecido como Kleiton) recebe muito bem pilotos e visitantes.

Contras: Não indicado para pilotos com pouca experiência, devido a grande atividade termal em certos horários e pouso restrito. A aglomeração de pessoas pode ser um espetáculo, mas também um problema na decolagem, já que ainda não há placa de instruções ou delimitações da área de decolagem.

Informações gerais: As acomodações de hotéis em Rio Bananal são simples, mas satisfatórias. Apesar dos seus pouco mais de 15 mil habitantes, a cidade tem infra estrutura de restaurantes, bares e lazer.

Recordes: Parapente: 80.1 km do Piloto Marcelo Custódio, voando Skywalk Cayenne 5 em 07/09/2020.

Veja o voo do recorde no site do XC Brasil

Informações por: Cleylton Mendes Passos.

Assista ao vídeo do local
Mapa de localização da rampa

Previsão meteorológica

Achou algum erro ou informação desatualizada?

Avise por aqui que acertamos as informações.

    Conheça outras rampas de voo livre no Espírito Santo

    Pesquise sua rampa

    Rampas de voo livre mais visitadas no site

    Pin It on Pinterest

    Share This