Rio de Janeiro – Rampa da Pedra Bonita São Conrado – RJ

[rank_math_breadcrumb]

Altitude: 520m

Desnível: 520m

Quadrante: S (sul), SE (sudeste), E (leste) NE (nordeste), SW (sudoeste)

Primeira rampa de voo livre do Brasil, rampa da Pedra Bonita em São Conrado é um dos cartões postais da cidade do Rio de Janeiro, fica localizada dentro do Parque Nacional da Tijuca e vale a visita mesmo para quem não pratica o voo livre, o clube local oferece o serviço de voo duplo de asa delta e de parapente para quem quer apreciar toda a beleza do Rio do alto. Possui duas rampa de decolagem, uma de parapente e outra para asa delta. Confira os dados técnicos do local a seguir.

Local – Rampa da Pedra Bonita – São Conrado – Rio de Janeiro – RJ

WayPoint: 22°59’17.6″S 43°16’43.2″W (-22.988231, -43.278671)

Acesso: Para chegar a rampa de voo livre da Pedra Bonita, acessar a Estrada das Canoas, no bairro de São Conrado, seguir até o topo da estrada, primeira entrada a esquerda, existe uma portão e uma cabine de vigilância na entrada que faz o controle de subida. Distante aproximadamente 7 km da Praia de São Conrado (Pepino). Subida calçada íngreme e estreita, porém qualquer carro em boas condições sobe tranquilamente.

Decolagem: Uma rampa natural, forrada com grama sintética e parte em madeira para decolagens de parapentes com boa inclinação e outra rampa em estrutura de metal e madeira, para decolagem de asa-delta.

Pouso: Ao longo da Praia do Pepino e na ampla área gramada de pouso da praça do Pepê, localizado no final da praia sentido Barra da Tijuca, próximo ao Clube São Conrado de Voo Livre.

Melhor Época: De setembro à dezembro.

Clube Responsável: CSCVL (Clube São Conrado de Voo Livre). Tel.: (21) 3322-4176 www.cscvl.com.br

Prós: Voos de lift e térmicas desfrutando de um belíssimo visual do Rio, sobrevoando a maior floresta urbana do mundo, a floresta do Parque Nacional da Tijuca, com vista das praias de São Conrado, Barra da Tijuca, Leblon e Ipanema. Em dias de boas condições o desafio é ir até a estátua do Cristo Redentor.

Contras: Por ser o berço do voo livre no Brasil e estar em um dos principais destinos turísticos do Brasil, nos dias de boas condições de voo e/ou feriados o tráfego aéreo é muito intenso e pode haver filas na decolagem e na estrada de acesso a rampa.

Recordes: Asa-delta, 114,8 km do piloto Geraldo Nobre, voando WillsWing T2 em 28/02/2008.

Veja o voo do recorde no site do XC Brasil

Informações gerais: Ótima infraestrutura hoteleira no Rio de Janeiro. Boa infra na área de pouso em São Conrado, na sede da CBVL/CSCVL (banheiros e chuveiro), além de bares na orla. Pilotos não associados, obrigatório a apresentação de documentação e pagamento de taxa de diária de voo para acesso a rampa, acesse o site do clube para mais detalhes sobre o procedimento de voo para pilotos visitantes. Em dias de excelentes condições de voo, o desafio é ir até a estatua do Cristo Redentor e retornar a São Conrado. Local com maior fluxo de voo duplo de instrução no Brasil.

Informações por: Carlos Millan.

Assista ao vídeo do local
Mapa de localização da rampa
Previsão meteorológica

Achou algum erro ou informação desatualizada?

Avise por aqui que acertamos as informações.

    Conheça outras rampas de voo livre no Rio de Janeiro

    Pesquise sua rampa

    Rampas de voo livre mais visitadas no site

    Pin It on Pinterest

    Share This