Altitude: 520m
Desnível: 520m
Quadrante: S (sul), SE (sudeste), E (leste) NE (nordeste), SW (sudoeste)
Primeira rampa de voo livre do Brasil, rampa da Pedra Bonita em São Conrado é um dos cartões postais da cidade do Rio de Janeiro, fica localizada dentro do Parque Nacional da Tijuca e vale a visita mesmo para quem não pratica o voo livre, o clube local oferece o serviço de voo duplo de asa delta e de parapente para quem quer apreciar toda a beleza do Rio do alto. Possui duas rampa de decolagem, uma de parapente e outra para asa delta. Confira os dados técnicos do local a seguir.
Local – Rampa da Pedra Bonita – São Conrado – Rio de Janeiro – RJ
WayPoint: 22°59’17.6″S 43°16’43.2″W (-22.988231, -43.278671)
Acesso: Para chegar a rampa de voo livre da Pedra Bonita, acessar a Estrada das Canoas, no bairro de São Conrado, seguir até o topo da estrada, primeira entrada a esquerda, existe uma portão e uma cabine de vigilância na entrada que faz o controle de subida. Distante aproximadamente 7 km da Praia de São Conrado (Pepino). Subida calçada íngreme e estreita, porém qualquer carro em boas condições sobe tranquilamente.
Decolagem: Uma rampa natural, forrada com grama sintética e parte em madeira para decolagens de parapentes com boa inclinação e outra rampa em estrutura de metal e madeira, para decolagem de asa-delta.
Pouso: Ao longo da Praia do Pepino e na ampla área gramada de pouso da praça do Pepê, localizado no final da praia sentido Barra da Tijuca, próximo ao Clube São Conrado de Voo Livre.
Melhor Época: De setembro à dezembro.
Clube Responsável: CSCVL (Clube São Conrado de Voo Livre). Tel.: (21) 3322-4176 www.cscvl.com.br
Prós: Voos de lift e térmicas desfrutando de um belíssimo visual do Rio, sobrevoando a maior floresta urbana do mundo, a floresta do Parque Nacional da Tijuca, com vista das praias de São Conrado, Barra da Tijuca, Leblon e Ipanema. Em dias de boas condições o desafio é ir até a estátua do Cristo Redentor.
Contras: Por ser o berço do voo livre no Brasil e estar em um dos principais destinos turísticos do Brasil, nos dias de boas condições de voo e/ou feriados o tráfego aéreo é muito intenso e pode haver filas na decolagem e na estrada de acesso a rampa.
Recordes: Asa-delta, 114,8 km do piloto Geraldo Nobre, voando WillsWing T2 em 28/02/2008.
Veja o voo do recorde no site do XC Brasil
Informações gerais: Ótima infraestrutura hoteleira no Rio de Janeiro. Boa infra na área de pouso em São Conrado, na sede da CBVL/CSCVL (banheiros e chuveiro), além de bares na orla. Pilotos não associados, obrigatório a apresentação de documentação e pagamento de taxa de diária de voo para acesso a rampa, acesse o site do clube para mais detalhes sobre o procedimento de voo para pilotos visitantes. Em dias de excelentes condições de voo, o desafio é ir até a estatua do Cristo Redentor e retornar a São Conrado. Local com maior fluxo de voo duplo de instrução no Brasil.
Informações por: Carlos Millan.