Candiba – Rampa do Mirante – BA

[rank_math_breadcrumb]

Altitude: 1.210m

Desnível: 550m

Quadrante: NE | E | SE | S

Local: Rampa do Mirante da Serra dos Montes Altos – Candiba – BA.

Altitude: 1.210 metros.

Desnível: 550 metros.

Quadrante: Nordeste (NE), Leste (E), Sudeste (SE), Sul (S).

WayPoint: 13° 57′ 35.399″S 40° 11′ 4.7″W (-14.456810, -42.918526)

Acesso: Candiba esta distante aproximadamente 715 km de Salvador. A rampa esta localizada a 10 km da cidade de Candiba no Mirante do Parque Estadual da Serra dos Montes Altos que faz parte da Serra Geral do Espinhaço, local de uma beleza incrível com longos chapadões e recobertas por vegetação do cerrado árido. Para chegar a rampa, saindo de Candiba pegar a estrada de terra para Sebastião Laranjeiras, no topo da serra há uma placa indicando Rampa de Voo Livre, entrar a esquerda e seguir por 400 m, qualquer carro chega até a rampa.

Decolagem: Decolagem ampla para até 2 parapentes em rampa natural com tapete de grama sintética, além de rampa para decolagem de asa delta.

Pouso: Pouso oficial amplo com mais de 350 m. sem cercas. Há diversas opções de pouso na região, todos bem amplos.

Melhor Época: Agosto, porém ventos fortes.

Clube Responsável: Sem registro até o momento.

Prós: Decolagem segura, amplos pousos (inclusive para asa delta), rotas para mais de 100 km sentido Rio São Francisco com resgate fácil (mix terra e asfalto) para carro pequeno. Região de fortes térmicas e ventos, propicio para voo de cross country. Próximo a cidade e com um visual incrível.

Contras: Forte ventos de junho a setembro.

Informações gerais: Em Candiba há uma pousada e alguns restaurantes (em especial o bar do Caju). Em Guanambi (cidade distante 1h da rampa) existem boas opções hoteleiras e restaurantes.

Recordes: Asa Delta: 93,7 km do piloto Daniel Menin, voando Wills Wing T2C em 29/07/2020. Veja o voo do recorde no site do XC Brasil .

Parapente: 78,2 km do piloto Ruy Gonçalves Coelho, voando Sol Synergy 5 em 10/11/2019. Veja o voo do recorde no site do XC Brasil

Informações por: Marcos Nogueira Prates

Última atualização em: Agosto de 2020.

Assista um vídeo do local

 

Mapa de localização da rampa

Pesquise sua rampa

Rampas de voo livre mais visitadas no site

Pin It on Pinterest

Share This