Artigos e colunas de Voo livre

O Cumulonimbus

(Kurt W. Stoeterau) Tornar-se um cumulonimbus é o que todo cumulus mediocres sonha. Para tal há uma série de quesitos que precisam ser...

Leia mais

Super orelhas

(Jerome Dauust) Para sair, liberar as orelhas para dissipar então a energia da rotação endireitando-se em sua selete e fazendo mais 2 ou 3...

Leia mais

Porque voar?

(Por Eduardo Vivian) Voar não é sentar em uma confortável poltrona de um avião e enclausurado chegar em um local determinado, mas sim decolar de...

Leia mais

O ar em movimento

(José Carlos Figueiredo Silva-Portugal) A circulação geral da atmosfera. A variação do ângulo de incidência dos raios solares à superfície, entre...

Leia mais

Cuidado com o pouso

(José Carlos Figueiredo Silva-Portugal) A prioridade é de pousar com vento de frente. Pousos com vento de cauda pode ser extremamente perigoso....

Leia mais

Curva Polar

(Por Luciano Miranda) Quando você freia a velocidade horizontal diminui em relação ao ar, por isso o seu planeio também muda. A velocidade...

Leia mais

Vamos girar térmicas

(Por Frank Brown) Primeiramente devemos saber que uma térmica é como uma mulher cheia de caprichos e manhas, principalmente nesta nossa região,...

Leia mais

Porosímetro

(Por Ary Pradi) Lembramos que porosidade é somente um dos itens a serem avaliados - existem ainda outros muito importantes: Resistência do...

Leia mais

Como ir (e voltar) ao Cristo

(Por Marcelo Rambo) Na prática o relevo influencia da seguinte forma. Nossa área de vôo está localizada no hemisfério Sul (latitude de +/- 23º...

Leia mais

Aerologia de São Conrado

(Por Marcelo Rambo) A aceleração do vento na camada acima de 400 m ( aquela que joga a galera no rotor da Gávea), normalmente é anunciada pela...

Leia mais

Como competir?

(Por Paulo Reis - Portugal) Um parapente passa por sí e você desvia-se para evitar as pernas do piloto. Chega então a sua vez de partir e...

Leia mais

Pin It on Pinterest

Share This