Artigos e colunas de Voo livre
O Cumulonimbus
(Kurt W. Stoeterau) Tornar-se um cumulonimbus é o que todo cumulus mediocres sonha. Para tal há uma série de quesitos que precisam ser...
Super orelhas
(Jerome Dauust) Para sair, liberar as orelhas para dissipar então a energia da rotação endireitando-se em sua selete e fazendo mais 2 ou 3...
Porque voar?
(Por Eduardo Vivian) Voar não é sentar em uma confortável poltrona de um avião e enclausurado chegar em um local determinado, mas sim decolar de...
O ar em movimento
(José Carlos Figueiredo Silva-Portugal) A circulação geral da atmosfera. A variação do ângulo de incidência dos raios solares à superfície, entre...
Cuidado com o pouso
(José Carlos Figueiredo Silva-Portugal) A prioridade é de pousar com vento de frente. Pousos com vento de cauda pode ser extremamente perigoso....
Decolagem, requisito básico para um bom vôo
(José Carlos Figueiredo Silva-Portugal) O Inflado de costas cruzado Breves noções teóricas e preparação de material Pré inflado O levantar a asa...
Curva Polar
(Por Luciano Miranda) Quando você freia a velocidade horizontal diminui em relação ao ar, por isso o seu planeio também muda. A velocidade...
Vamos girar térmicas
(Por Frank Brown) Primeiramente devemos saber que uma térmica é como uma mulher cheia de caprichos e manhas, principalmente nesta nossa região,...
Porosímetro
(Por Ary Pradi) Lembramos que porosidade é somente um dos itens a serem avaliados - existem ainda outros muito importantes: Resistência do...
Como ir (e voltar) ao Cristo
(Por Marcelo Rambo) Na prática o relevo influencia da seguinte forma. Nossa área de vôo está localizada no hemisfério Sul (latitude de +/- 23º...
Aerologia de São Conrado
(Por Marcelo Rambo) A aceleração do vento na camada acima de 400 m ( aquela que joga a galera no rotor da Gávea), normalmente é anunciada pela...
Como competir?
(Por Paulo Reis - Portugal) Um parapente passa por sí e você desvia-se para evitar as pernas do piloto. Chega então a sua vez de partir e...