Aracati – Rampa de Canoa Quebrada – CE

[rank_math_breadcrumb]

Altitude: 30m

Desnível: 30m

Quadrante: NE | N

Local: Rampa de Canoa Quebrada – Canoa Quebrada – Aracati – CE

Altitude: 30 metros

Desnível: 30 metros

Quadrante: NE (Nordeste), N (Norte)

WayPoint: 4° 31′ 26.76″S 37° 42′ 8.122″W (-4.5241, -37.702256)

Acesso: Localizada no litoral leste do Estado do Ceará, no nordeste do Brasil. Distante 166 km de Fortaleza e 18 km da sede do município de Aracati. Decolagem oficial logo abaixo da igreja local.

Decolagem: Natural em areia e terra, várias opções, de acordo com a intensidade e direção do vento.

Pouso: Fácil. Ao longo da praia, possibilidade de pouso nas áreas de decolagem.

Melhor Época: O ano todo.

Clube Responsável: Clube Cearense de Voo Livre – CCVL, tel.: (085) 284-3126.

Prós: Voo de térmica e lift. Pode-se facilmente quadruplicar a altura da rampa e voar durante horas.

Contras: Voo local.

Informações gerais: A povoação de Canoa Quebrada nasceu a partir do pequeno povoado de Esteves. Descoberta na década de 1960 por cineastas franceses do movimento “Nouvelle Vague”, a povoação sofreu um choque de culturas, que resultou num sentimento de liberdade que ali impera até hoje.

Reza a tradição local que, de dia, os franceses trabalhavam duro e, à noite, se entregavam a diversão. Por essa razão, uma lua e uma estrela, esculpidas nas falésias, tornaram-se o símbolo do local. Uma outra versão dessa tradição local narra que, na equipe de filmagem, existia um marroquino, de crença islâmica, que sentindo remorsos pelas continuadas farras noturnas, desejava o perdão de Alá. Para se redimir da culpa, mandou esculpir, nas falésias, a lua e a estrela, hoje ícones locais.

A povoação adquiriu fama ao ser descoberta, na década de 1970, pelos “hippies”, que ali encontraram um lugar remoto, habitado apenas por uma tribo indígena e alguns pescadores, uma população simples e hospitaleira, que até hoje preservam a tradição de pescar com jangadas no mar. Alguns desses “hippies” fixaram-se no local, casando com os nativos e tendo filhos. Desse modo, é possível encontrar ali muitos descendentes de suíços, franceses e outros europeus. Canoa Quebrada voltou a ser cenário de um filme em 1997, com a produção de Bella Dona, por Bruno Barreto, tendo, a partir de então, se transformado em um dos principais destinos turísticos do Ceará.

À noite, moradores e turistas se encontram na rua principal jocosamente apelidada de “Broadway”, embalados pelo ritmo do “Reggae” e do Forró.

Atualmente a região encontra-se protegida como Área de Proteção Ambiental de Canoa Quebrada (APACQ), uma área de proteção ambiental com cerca de 70 mil hectares.

Várias pousadas próximas à decolagem e bons restaurantes.

Recordes: Sem registro até o momento.

Informações por: Claudio Landim, tel.: (085) 234-0494

 

Veja um vídeo do local

Mapa de localização da rampa

Pesquise sua rampa

Rampas de voo livre mais visitadas no site

Pin It on Pinterest

Share This